Vai desenvolver um site em uma plataforma gratuita e fechada

Vai desenvolver um site em uma plataforma gratuita e fechada?

Vai desenvolver um site em uma plataforma gratuita e fechada?

Sabe aquelas plataformas gratuitas na internet que te oferecem um site rápido, fácil de você mesmo montar e ainda por cima gratuito? Isso mesmo, são aquelas em que você insere e arrasta os elementos para criar. São consideradas plataformas "fechadas" porque não envolve uma programação por parte do usuário. Se você sabe do que estamos falando e está considerando a ideia de desenvolver um site "pronto" em uma plataforma gratuita e fechada, você veio ao lugar certo! Isso mesmo, aqui vamos te ensinar por que esta é uma péssima ideia!

A primeira coisa que vamos te ensinar em termos de produtos digitais é para você desconfiar de ideias que sejam muito práticas e "gratuitas"! Não vamos falar aqui das soluções baratas porque, em se tratando de internet, é possível oferecer produtos a bons preços, pela grande audiência que é possível se alcançar com um investimento relativamente baixo. Agora, de graça?! Nem o Google trabalha assim... Pra você, como usuário simples, pode até parecer, mas ele lucra com anúncios de empresas.

Apesar disso, o Google oferece algumas soluções gratuitas, mas como um brinde para satisfazer as empresas e elas, em algum momento, quererem investir nele. Mas o que estas plataformas fechadas têm a ver? Bom, se você sabe que o Google tem um guia de otimização para rankeamento das suas palavras (as pesquisadas pelos usuários), você vai logo entender o que queremos dizer. Se não sabe, explicamos neste parágrafo abaixo.

(Pode pular este parágrafo se já entender de otimização)

Já reparou que quando pesquisamos as palavras no Google elas levam a sites em uma determinada ordem? Pois é, esta ordem não é aleatória. Ela é montada com preferência para ficarem no topo os sites melhor "otimizados", ou seja, que seguem as boas políticas e regras do Google, que estão em um extenso e técnico manual. Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) são geralmente utilizadas para melhorar o ranking de sites e páginas internas. Mas o grande X da questão é que...

Sites em plataformas fechadas não permitem otimização!

 Pois é, todas as vantagens em se ter um site caem por água abaixo com esta afirmação! Isso mesmo! E de que adianta ter um site se ninguém encontrá-lo? Você até pode fornecer o endereço para a pessoa achar. Mas concorda que seria o mesmo que dar o seu e-mail para alguém te pedir um material? Perde-se toda a vantagem de alcances possíveis com a internet se um site não puder ser otimizado.

Isso não significa que ele não possa ser indexado pelos buscadores, mas isso oscila frequentemente. Para terror das pessoas que têm sites neste tipo de plataforma, o Google anunciou em outubro de 2015 que sites de plataformas fechadas seriam desindexados pelo Google. Após esta divulgação, a empresa citada na matéria até declarou que estava resolvendo o caso, mas esta oscilação deixou muitos usuários que tinham sites na plataforma preocupados. E não é pra menos!

E, por fim, o que queremos te ensinar com tudo isso é que todas estas desvantagens e riscos não valem a pena! Não invista seu esforço, tempo e marca em uma plataforma que não te oferece o mínimo que se possa querer com um site: que ele seja encontrado! E, principalmente, não caia em promessas que, a princípio, são gratuitas, mas que no final das contas sai muito caro pela perda de posicionamento (e de vendas) que sua empresa pode ter.

Para evitar tudo isso, criamos e disponibilizamos o Programa Autonomia Digital, um sistema de aulas e mentoria que é pago por um preço justo e que garante uma boa experiência para a sua empresa, só basta você querer. Assim, você mesmo, implementará o marketing digital com chances de te dar um bom retorno. No Programa, você aprende a criar seu próprio site em plataforma confiável e muito mais para seu negócio decolar na web. Você tem ainda a ajuda de um profissional (mentor) que irá te orientar e tirar todas as suas dúvidas na implementação da sua estratégia.

Adquira agora mesmo o Programa Autonomia Digital e faça,
você mesmo, sua empresa ter um bom posicionamento digital para vender mais,
atrair mais adeptos a um projeto ou atingir qualquer outro objetivo que você desejar

Posted in Blog and tagged , , , , , , .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *