Aprenda o que é posicionamento digital

Aprenda o que é posicionamento digital

Aprenda o que é posicionamento digital

Você já deve ter ouvido falar em “posicionamento digital”. Pois saiba, de primeira, que o termo tem um significado bem amplo. Pode se referir ao posicionamento de um site em sites buscadores, como ainda a um posicionamento da marca/empresa na internet. O que vamos queremos explicar aqui é que um depende do outro para se realizar. Neste artigo, você vai aprender o que é (realmente) um posicionamento digital.

Quando as empresas querem “aparecer na internet” pensam logo em criar um website. Geralmente, querem que ele fique lindo! O design e os textos institucionais são os que, geralmente, mais lhes interessam. Só que esquecem que não basta desenvolver um site com o nome da empresa e pagar um servidor de hospedagem. É preciso mais!

Colocando o site no ar…

Este já é um problema inicialmente pelo investimento financeiro que requer. É complicado investir tanto em um website profissional sem ter noção de quanto, de fato, ele irá retornar. Também é ilusão achar que o fato de, simplesmente, ter um site será o suficiente para uma boa visibilidade e atrair clientes.

E depois que meu site estiver no ar?

Bem, neste caso, geralmente pensam que fazendo algum anúncio (caro) no Google já resolve o problema. E não é por aí… Um trabalho de planejamento do negócio e do marketing propriamente dito são necessários para fazer sua empresa decolar e alcançar, de fato, um bom posicionamento digital.

Mas o que é posicionamento digital?

Posicionamento digital é quando sua empresa alcança determinada reputação planejada por você. Isso significa dizer que ela será conhecida na web, por exemplo, por ser um dos maiores sites de compra e venda de itens diversos (como o Mercado Livre).

Como ter um bom posicionamento digital?

Primeiramente, é necessário um planejamento de marketing, determinando seu mercado, seu público, seu segmento e a participação dos seus concorrentes na web. Depois, você já terá uma noção de por onde começar suas estratégias. A primeira, como já falamos, é ter uma página online. Mas não só uma conta em mídias sociais, um website, que leve o seu nome, o nome da sua marca/empresa ou ainda o nome do negócio que você se propõe a fazer.

Depois, é necessário otimizar este site, para que ele apareça mais facilmente em buscadores, como Google, Yahoo e Bing. A seguir, uma boa estratégia de conteúdo é fundamental. O ideal é concentrá-la no blog dentro do site, mas você pode ainda difundi-lo por meios diversos: e-mail marketing, mídias sociais etc. O ideal é que tudo isso esteja muito bem amarrado, com uma linguagem transmídia, ou seja, adaptada a cada mídia que você publique e que se interrelacione. Deu pra entender? Aposto que sim, mas pôr em prática não é tão simples assim…

Posicionamento na prática!

Aqui, você tem três saídas:

  1. Contratar uma empresa de marketing digital para desenvolver a estratégia para você. Vantagem: grande possibilidade de dar certo, pois há profissionais experientes em realizar este serviço. Desvantagem: o alto valor dos serviços pode desanimar e fazer você adiar o posicionamento da sua empresa, principalmente se for de pequeno porte.
  2. Você mesmo estudar online e tentar aplicar os conhecimentos a seu favor. Vantagem: você irá aprender uma nova atividade que poderá dar certo. Desvantagem: além do grande tempo investido, a chance de você descobrir as minúcias importantes deste negócio é muito baixa.
  3. Fazer o Programa Autonomia Digital, que lhe proporciona conhecimentos sólidos e práticos. Vantagem: você terá capacidade plena para aplicar no seu negócio estratégias eficazes de marketing na internet, com ajuda de um mentor para quaisquer dúvidas. Desvantagem: você ainda tem que fazer o “esforço” de clicar no botão abaixo e adquirir o seu passe para o programa.

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sua empresa ter um bom posicionamento digital para vender mais, atrair mais adeptos
a um projeto ou atingir qualquer outro objetivo que você desejar

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