5 vantagens para sua empresa ter um blog

5 vantagens para sua empresa ter um blog

5 vantagens para sua empresa ter um blog

Há quem pense que blogs saíram de moda… De fato, os blogs pessoais, como muitos tinham logo no advento da Web 2.0 são muito menos movimentados do que naquela época. Esses, sim, podem até ter “saído de moda”, mas a questão é que não há mais espaço na internet (e nem tempo por parte dos usuários) para gastar com expressões aleatórias e pouco profissionais. Não que a expressão pessoal não seja importante, mas ela hoje se realiza em sites de redes sociais, mais práticos e rápidos para este propósito, enquanto os blogs passaram a ter um sentido mais profissional e “es-tra-té-gi-co” para as empresas! Confira aqui as 5 vantagens para sua empresa ter um blog.

  1. SEO

Já leu sobre esta sigla antes? Diz respeito ao Search Engine Optimization, o que pode ser traduzido como “otimização para mecanismos de busca”. Se você ainda não sabe, os mecanismos de busca são sites como Google, Yahoo e Bing, que são pesquisados por usuários comuns (como eu, você, seus amigos, seus clientes potenciais etc.). A grande contribuição do blog é que quanto maior a quantidade de textos nele, maior a quantidade de “portas de entrada” para seu site. Pois cada texto traz uma infinidade de palavras-chave que, inclusive, você pode pesquisar e aplicar as mais relevantes para que encontrem o seu negócio.

  1. Marketing de Conteúdo

Esta é uma estratégia de marketing que é sobre entregar conteúdo relevante aos seus clientes atuais ou potenciais. Consiste em um conteúdo planejado para levar o leitor a percorrer etapas de um processo de compra. Ele se utiliza da técnica de vendas chamada “funil de vendas”, cujo objetivo final é vender o que você quer. Começa-se, por exemplo, com um texto sobre um assunto geral que pode ser de interesse do seu público. Depois, deve-se conduzir o visitante à leitura de textos mais específicos sobre o universo do produto de venda. Por último, é falado especificamente sobre o produto. Assim, o visitante já estará mais bem preparado para receber sua oferta diretamente!

  1. Relacionamento

É sempre bom manter um bom e contínuo relacionamento com os visitantes do seu site, seus clientes potenciais ou já conquistados. Para esses últimos, textos sobre assuntos relevantes em seu blog são importantes para sua fidelização. Por isso, é importante que os textos sejam empáticos e tragam informação de qualidade, que faça a diferença para quem leia. O mesmo é válido para ser aplicado em outros materiais, porque seu blog também pode ter vídeos, imagens, infográficos, podcasts; e é importante esta variação nos formatos.

  1. Trocas Sociais

Uma das principais funções dos relacionamentos é a reação que provocam em ambas as partes. Prova disso são os novos botões de reações do Facebook. Ele mostra como determinado post impactou cada pessoa. No seu blog, as coisas não precisam (e geralmente não ficam) muito explícitas. Contudo, não deixe de considerar que cada conteúdo compartilhado deve passar um pouco de você e do que espera do cliente. Pense em como os trataria se estivesse em um ambiente físico… Você seria simpático, abriria um sorriso e começaria com um “Oi, tudo bem?”, então faça o mesmo em seu blog! Se o produto for um bem de consumo caro (ou de risco) e precisar de mais credibilidade, é importante que você também imprima isso em seus textos. Pessoalmente, você se colocaria à disposição para esclarecer todas as dúvidas e ofereceria mais material e outras fontes para o cliente se certificar, não é mesmo?! Faça o mesmo em seu blog, é possível!  Em troca, você verá como o cliente retribuirá falando com você ou considerando uma oferta que você faça.

  1. News

O blog também funciona muito bem como um canal para difundir novidades sobre sua empresa, produtos recém adquiridos, funcionários que acabaram de entrar para a equipe ou ainda para falar sobre uma festinha institucional ou evento patrocinado por você. Aposte nisso também! Ajuda a diversificar os temas e assuntos postados e também demonstra humanidade!

Já se convenceu que ter um blog só tem a somar para sua conquista de clientes, estratégia de vendas, fidelização e imagem? Temos este e muitos outros assuntos para tratar e te ensinar a aplicar, você mesmo, no Programa Autonomia Digital!

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